An End to Fate

segunda-feira, fevereiro 02, 2004

O Enigma da Beleza

"Um pé pequeno em uma mulher é um pé bonito, dizia um antiga tradição
chinesa. Esta estética levou milhões de pais, incluindo os de
Xiao Xou-Xiang, hoje com 80 anos, a amarrar os pés de suas filhas.
A prática, agora ilegal, consistia em quebrar o arco do pé, e então
amarrá-lo, o que resultava numa forma estilizada de lotus."

Por quase mil anos, a beleza e a sensualidade feminina na China eram
determinadas pelo tamanho do pé das mulheres. Os lotus dourados de
3 polegadas (cerca de 10 cm +-) eram a forma perfeita de pé e garantiam
para a mulher não apenas um marido, mas uma vida de status e
prosperidade. Milhões de garotas chinesas sofreram dois anos de dor
debilitante enquanto suas mães deformavam seus pés para deixá-los com
a forma e comprimento perfeitos.
Vastas coleções de pequeninos sapatos de lotus revelam a extensão desta
tradição.
Todo ano, cada vez mais mulheres de pés pequenos remanescentes morrem,
últimos exemplos de uma tradição cruel. A tradição dos Lotus dourados.

Fonte: Documentário da National Geographic: "O Enigma da Beleza"

Fotos:
Xiao Xou-Xiang
Garotinha de pés atados

Eu não tenho pena destas mulheres, afinal isso pode soar estranho, mas a maioria das mulheres contemporâneas são exatamente iguais às antigas chinesas. Continuam fazendo muita coisa para se tornarem mais belas, mais sexies, ou algo que o valha aos olhos dos homens. Sim existe o feminismo, mas eu acho que é uma minoria mesmo. Não fosse isso não existiriam tribos africanas que põem argolas no pescoço e dizem que isso é atraente, não fosse isso as mulheres não sairiam expondo seus corpos por aí.
Eu não tenho pretensão nenhuma de dizer que elas estão erradas ou não, mas isso existe há muito tempo e não acho que vá deixar de existir.
Não, eu não acho que seja uma questão cultural, eu acho que é algo natural da espécie humana mesmo...